Política de Contratação e Dispensa de Colaboradores

A política de contratação e de dispensa de colaboradores interfere diretamente na qualidade de trabalho e de vida dos colaboradores, no sentido de identificar as pessoas com as competências e habilidades necessárias para a execução das atividades e alcance dos objetivos da organização.

Aproveitando os talentos de nossa instituição.

Este documento de orientação se aplica a todas as contratações e dispensas de colaboradores que trabalham nas áreas acadêmicas, de pesquisa, executivas e técnico-administrativas.

Estamos empenhados em contratar excelente corpo docente, de pesquisadores e de colaboradores de todas as áreas com base em pesquisas abertas. Também estamos comprometidos com a igualdade e diversidade, bem como com o tratamento equitativo de todos os candidatos que pretendem trabalhar conosco.

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Esta política foi escrita para todos os colaboradores com responsabilidades relacionadas com os nossos processos de contratação e dispensa de colaboradores. Esta Política orienta o comportamento da UBEC. Espera-se que as Instituições Mantidas definam seus direcionamentos a partir dessas orientações, considerando as necessidades específicas e os aspectos legais e regulamentares a que estão sujeitas.

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Incentivar processo e soluções justas, eficientes, equitativas e de acordo com legislação vigente para os conflitos decorrentes de relações de trabalho relacionadas com contratação e dispensa de colaboradores.

Apoiar os gestores da UBEC para uma abordagem transparente, justa, coerente e eficaz para a contratação e dispensa de colaboradores.

Assegurar que as atividades de contratação e dispensa de colaboradores sejam realizadas em conformidade com a legislação vigente e com as convenções sindicais que regulam esse tema.

Proteger a UBEC de eventuais litígios, sanções, responsabilizações ou de eventuais danos decorrentes de inconformidades, ilegalidades decorrentes de eventuais contratações ou dispensa de colaboradores sem observância da legislação e das normas vigentes sobre o assunto.

Definir as diretrizes para a realização de contratação e dispensa de colaboradores.

Assegurar que as atividades de contratação e dispensa de colaboradores sejam realizadas
de forma:

  1. Transparente,

  2. Ética,

  3. Justa,

  4. Segura,

  5. Eficiente,

  6. Eficaz,

  7. Legal e em conformidade com a legislação vigente.

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  • A transparência, pela disponibilização às partes interessadas, das informações que sejam de seu interesse e não apenas daquelas impostas por disposições legais ou regulamentos.

  • A Prestação de Contas, às instâncias adequadas, pelos Gestores da UBEC e Instituições Mantidas, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões.

  • A equidade, que se caracteriza pelo tratamento justo de todas as partes interessadas, sendo totalmente inaceitáveis atitudes ou políticas discriminatórias sob qualquer pretexto.

  • A Responsabilidade Corporativa, com vistas a zelar pela Sustentabilidade da UBEC e suas Instituições Mantidas, e sua Longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental, na definição das áreas de atuação e condução das operações.

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