Política de Inadimplência

A Política de Inadimplência contém definições, parâmetros e diretrizes para nossa gestão de inadimplência, seus processos e suas atividades inerentes, tais como: monitoramento, cobrança, negociação, entre outros.

A inadimplência nos serviços educacionais.

A prestação de serviços educacionais é um dos setores mais penalizados pela inadimplência, devido a vários fatores, dentre os quais: a obrigação legal da continuidade da prestação dos serviços no período letivo em caso de inadimplência; limitação dos percentuais de multa por atraso; dentre outros.

Portanto, as instituições de ensino que não estiverem bem estruturadas, sob o aspecto administrativo-pedagógico e jurídico enfrentarão maiores dificuldades decorrentes de inadimplência. Diante desses desafios, nós adotamos políticas e procedimentos para minimizar o prejuízo gerado por eventuais inadimplências e para facilitar a recuperação desses créditos.

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Nossos processos de cobrança, redução de inadimplência e recuperação de créditos de inadimplentes não são discriminatórios, direta ou indiretamente, em razão do sexo, raça, cor, origem étnica ou nacional, orientação sexual, estado civil, religião ou crença, idade, filiação sindical ou partidária, deficiência ou de qualquer outra característica pessoal, econômica ou financeira.

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Estabelecer práticas transparentes e corretas para a abordagem e negociação de créditos não compensados.

Estabelecer os princípios, diretrizes e responsabilidades pela gestão do processo de redução da inadimplência e de negociação financeira.

Manter um fluxo de recebimento previsível e confiável.

Reduzir custos com a cobrança e a recuperação de créditos visando a melhoria dos resultados financeiros.

Possibilitar negociações eficazes com os alunos/responsáveis financeiros inadimplentes.

Reduzir os atrasos nos recebimentos das mensalidades.

Agilizar a solução de entraves/conflitos envolvendo questões financeiras.

Otimizar os resultados da realização do processo de cobrança.

Minimizar riscos e perdas, evitando os prejuízos decorrentes do não recebimento de mensalidades corretamente geradas.

Assegurar a eficiente gestão da recuperação dos créditos, mediante ações coordenadas de análise e validação dos valores devidos.

Assegurar que as atividades de recuperação de créditos sejam realizadas de forma:

  • Ética.

  • Justa.

  • Segura.

  • Eficiente.

  • Eficaz.

  • Legal e em conformidade com os contratos e com a legislação vigente.

Responder às demandas legais e institucionais sobre o assunto e iniciar um ciclo de melhoria contínua dos mecanismos de governança.

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  • A transparência, pela disponibilização às partes interessadas, das informações que sejam de seu interesse e não apenas daquelas impostas por disposições legais ou regulamentos.

  • A Prestação de Contas, às instâncias adequadas, pelos Gestores da UBEC e Instituições Mantidas, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões.

  • A equidade, que se caracteriza pelo tratamento justo de todas as partes interessadas, sendo totalmente inaceitáveis atitudes ou políticas discriminatórias sob qualquer pretexto.

  • A Responsabilidade Corporativa, com vistas a zelar pela Sustentabilidade da UBEC e suas Instituições Mantidas, e sua Longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental, na definição das áreas de atuação e condução das operações.